Símbolos

Extrato do ESTATUTO DA ASMIR

A ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DA RESERVA DE TRÊS CORAÇÕES, designada abreviadamente por “ASMIR – Três Corações” é uma associação brasileira com personalidade jurídica de direito privado, organizada sob regime das Sociedades Civis e regida por Estatuto próprio.

Foi fundada em 7 de Setembro de 1992, em reunião realizada na cidade de Três Corações por um grupo de Militares da Reserva, e encontrando-se instalada em sede própria, na cidade de Três Corações, estado de Minas Gerais - Brasil.

É constituída de um quadro social de duração e número indeterminados, composto por Militares da Reserva e Inativos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Militares Inativos das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar), e Pensionistas.

A ASMIR – Três Corações é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, de caráter cultural, recreativo e social, tendo como finalidades: 
  • Fortalecer e estreitar os laços de união e camaradagem entre seus associados;
  • Defender interesses da classe, visando o benefício dos seus sócios e familiares;
  • Reverenciar as datas históricas dos feitos das Forças Armadas em campanhas externas e acontecimentos nacionais, cultuando a memória daqueles que nelas tombam, bem como associar-se às comemorações das grandes datas nacionais incentivando o Civismo;
  • Proporcionar aos seus associados e familiares assistência nos campos beneficente, cultural, recreativo e social; e,
  • Manter intercâmbio com as Associações congêneres em âmbito nacional e internacional.

Constituem símbolos da ASMIR – Três Corações
               
O Pavilhão:

Constituído de um campo vermelho e azul, em partes iguais, formando um retângulo, e um losango branco, tendo no centro o emblema da ASMIR. As cores do Pavilhão têm a seguinte representação simbólica: o vermelho e o azul, as cores do Exército; o azul e o amarelo as cores da ASMIR; o branco representa a paz; e o símbolo das forças armadas a união dos nossos associados.               

O Emblema:


Constituído de escudo francês com fundo azul turquesa, sobre o qual sobrepõe um círculo amarelo, contendo dois ramos de café nas laterais, no centro superior a sigla ASMIR, e no centro inferior a sigla TRÊS CORAÇÕES; e no centro uma esfera azul contendo o símbolo das Forças Armadas.


O Distintivo:



Consiste na miniatura do emblema, fundido em metal com 2,0 cm de comprimento e 1,5 cm de largura.





A Flâmula:


Na fórmula tradicional é a reconstituição do Pavilhão, medindo 50cm de comprimento e 18cm na parte mais larga, debruada em branco e contendo ao centro o emblema.



O Brasão:

Composto de escudo tipo português terciado com o primeiro campo em azul marinho, o segundo campo em verde bandeira, e o terceiro campo em ouro. Em Chefe, ao Centro um triangulo isósceles em branco, que vai de uma ponta a outra do escudo, com o emblema da ASMIR de Três Corações centralizado. Sobre o campo azul marinho, o símbolo da Marinha de Tamandaré. No campo verde bandeira o símbolo do Exército de Caxias. No campo em ouro o símbolo da Força Aérea de Eduardo Gomes. O escudo é timbrado com a Coroa Naval formada de um diadema de ouro ornamentada de pedrarias com quatro popas de galeão e quatro velas redondas brancas, sendo visíveis apenas uma popa, duas velas e duas meias popas. Sotoposto listel de prata ondulado com a legenda em letras verdes bordadas em ouro, de tipo elzevir, “SIGNIFICANT EST SUM”.


"Canção da ASMIR"


CANÇÃO DA ASMIR
Letra:     Ten Ilígio Cesário de Souza, &
    Sgt Ramon Celso de Oliveira
Música: Sgt Rodrigo Azambuja
Arranjo: Sgt Carlos Antonio Braga

Na ativa cumprimos nosso dever,
na reserva mantemos alegria
em viver,... e a Pátria servir...

Asmir... Asmir...
Valorizando o existir!

A farda para nós da reserva ,
trazemos no nosso coração,
pensando no bem comum,
e no amor à nossa nação.

Asmir... Asmir...
Valorizando o existir!

Nosso líder homem culto e prudente,
grande amigo, sincero e leal
Caldeira, eterno Presidente
O nosso General.

Asmir... Asmir...
Valorizando o existir!


Um comentário:

  1. Linda a canção da ASMIR, representa muito bem o espirito da Associação e enaltece os vínculos hierárquicos com os militares da reserva.

    ResponderExcluir